RSS

Continuando……
O maior desafio foi desenvolver metodologia para atender a diversos tipos de participantes,em Aracaju a galera já estava bem acostumada ao trabalhop com vídeo, já produziam documentários, no Casa Curta-se o lance era bem legal, mas também tinham as pessoas que nunca tinha visto uma filmadora, então como falar de roteiro, enquadramento, estilo……nesta primeira oficina uma pulga ficou atrás da orelha…..como falar de coisas tão técnicas sem ser acadêmico demais, ou superficial demais…uma coisa.
Uma das avaliações era que precisávamos ter oficinas versateis que podessem atender todos os interessados, falar do histórico do cinema dos nomes corretos das coisas eram bem legal, mas as pessoas queriam a prática, mexer, gravar com sua história…..ai estava o grande lance.
Passo seguinte começar a pensar em como administrar as oficinas ainda tínhamos o “coordenador” conosco mas cada vez mais éramos eu e Vanessa para tocar o laborátorio de vídeo, uma mistura interessante de teoria e prática. Já que a Vanessa era professora na Universidade de Brasilia e também produzia vídeos e eu Educadora Popular na periferia de São Paulo e oficinas em alguns lugares......

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

a volta do fórum, tédio total, sem trabalho sem oportunidades de continuar a trabalhar com produção, um tanto desacreditada, imagine trabalhar com ­deo, cinema, sem mera, sem computador, sem FAAP e Belas Artes….Mas resolvo rever amigos, ainda mais que recebi um recado que tinha uma pessoa que eu conheci no rum que estava perguntando por mim, fui na Galeria Olido ver os meninos, nossa coisa de louco a base de apoio estava sendo formada com as quinas que estavam no FSM e outras novas, reencontros pessoas queridas e proposta de trabalho, trabalho com ­deo em software livre e tudo que tinha visto no rum, fico super afim, e começo a saber do que se trata….surpresa o lance todo estava em torno dos pontos de cultura projeto de incentivo a cultura e coisa e tal que por coincidencia tinha surgido com as discussões das BACs ( Bases de apoio a Cultura) que a um tempo atrás estava sendo discutido com o movimento Hip Hop, coletivo que eu fazia parte então tudo em casa, trabalhar com ongs de Sampa que eu conhecia, com um projeto social diferenciado e que de uma certa forma conhecia bem…Começo a fazer uma coisa nada haver com o que pensei, fui visitar pontos de cultura, conhecer melhor alguns e matar saudades de outros com quem havia trabalhado e falar sobre nosso trabalho, quem somos e por estávamos ali, parece crise existencial mas não, era papo rio mesmo…. a aventura ou melhor trabalho começa aqui.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Trajetos, caminhos, pessoas e afins…..
Comunicão Comunitária e Livre, hoje este tema é discutido por várias instituições e pessoas ligadas a várias áreas, seja tecnologia, literatura, produção audiovisual etc. Em 2004 as coisas eram mais descentralizadas, alguns grupos discutiam as ações sobre este tema e faziam isso de maneira pontual, pelo menos grupos de periferia que são de onde venho. E graças a estas discussão que várias coisas foram acontecendo, algumas eu vou escrever e falar e comentar com mais detalhes outras seram capitulos a parte. Com o coletivo que discutia comunicação comunitária e livre carinhosamente apelidado de COMCOM, conheci muitas gente, eu e meus amigos do Joinha Filmes grupo de produção audiovisual formado por jovens de várias regiões de São Paulo com uma coisa em comum a periferia e vontade de fazer coisas e se apropriar de outras. E com estas ida e vindas lá estava eu e a Gleice num ônibus indo para o Fórum Social Mundial em Porto Alegre com um monte de gente, tambor, computador. Aos poucos fomos reencontrando pessoas do COMCOM e conhecendo outras, uma relação maravilhosa tambor e tecnologia, muito legal, mal sabia eu que isso ampliaria de forma significativa meus horizontes, a proposta da galera era de fazer uma caravana de comunicação até chegar ao FSM.

O onibus estava saindo de campinas, passou por Sampa, nos dirigimos a ao Sul com parada em Floripa e Curitiba, muito legal com intervenções e planos de como iriamos trabalhar com software livre no forum. Esta foi a minha terceira participação no fórum, mas uma experiencia unica, bem melhor que ir de surpressa como na primeira vez.....e lembrar das pessoas boas que encontrei que tenho orgulho de conserva-las como amigas e amigos até hoje. Bem lá no caminho me apaixono pela história de software livre e todas as possibilidades de crescimento que isso poderia trazer pro grupo, me empolgo em pensar que todos os lance de empoderamento que antes discutiamos agora poderiam ser viabilizados, a ideia de não precisar ter um Mac ou um Pc novão para editar videos foi maravilhoso…… E quanto mais eu ouvi mas ficava doida pra usar e foi o que fiz fiquei durante o Fórum mexendo e fuçando e conhecendo, o louco é que a galera não tinha problemas, pode usar? Claro estão aí­ pra isso, quer fazer oficina? Faz, vocêª faz a grade, vocêª decide e aplica as coisas, isso foi me encantando e passei todos os dias do fórum assim pela manhã dançava e tocava tambor e a tarde tecnologia, conhecendo computadores, softwares e pessoas muitas pessoas….. Muitas portas se abriram e possibilidades também, acho até que aquele FSM que não era o primeiro que eu participava mudou o rumo da minha tragetória…. Volta pra Sampa, e agora o que fazer com tanta informação? E as coisa que tinha aprendido… começo a falar e encher todos meus amigos sobre software livre e possibilidades e direitos autorais e isso e aquilo… Bem apartir daqui que começa o motivo de fazer um blog….É por causa desta volta que tenho um monte de coisa pra escrever, apesar do fato de não saber como fazer…pode até parecer um diário ou coisa e tal, mas pra quem me conhece é o meu jeito de socializar minhas experiências, minhas vivências e faço isso muito por que um cara que fez parte do COMCOM, desta experiência no FSM 2005, do Cultura DIgital e se depender de mim vai continuar fazendo parte de muitas outras coisa na minha vida me diz que temos que escrever não importa como, mas registrar as coisa…

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bem minha ideia quando comecei a registrar este blog foi tentar utilizar as facilidades tecnológicas para dividir as coisas....
Muita coisa já aconteceu, a memória esta falha hahahahaha pode ser a idade.

Mas o legal é que com o tempo as magoas se vão e o que fica são as coisas boas....
A algum tempo atrás, lá estava eu mudando tudo na vida, deixando de trabalhar com questões de cidadania e alfabetização e partindo conhecer o mundo das edições de vídeo e tudo que envolve a produção audiovisual.
Foi muito louca esta mudança, quando conheci a Tiely também conheci o mundo audiovisual....com isso veio Joinha Filmes ( que merece um capitulo a parte depois) e algumas produções.....um belo dia a galera toda se preparando para ir acampar no Fórum Social Mundial em Porto Alegre-RS e eu tranquila tentando apenas me despedir das amigas e amigos , para falar a verdade não sei bem que hora a coisa aconteceu, mas quando vi estava ligando para minha mãe avisando que iria ficar uma semana fora num encontro, pois alguém havia desistido por motivo de doença e sobrou uma vaga...detalhe todos já estavam dentro do onibus e prontos para sair e eu sem uma peça de roupa na mão, mas fui assim mesmo....não foi tão fácil me convencer mas fui, e isso mudou minha vida completamente.......

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bem galera , estou num novo trabalho e esta sendo muito gratificante, ajudar as apessoas a blogar, é apenas o primeiro passo mas iremos nos fortalecer.....e vamos postar galera

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bom começo...

Apesar de realmente não saber o que fazer ou escrever aqui achei uma boa idéia falar sobre as viagens de trabalho e lazer que fiz.... e as que pretendo fazer.
Não sou muito coerente e nem sei escrever legal mas coloco meu coração em tudo que faço, então é isso que vcs irão acompanhar... as impressões do meu coração em relação a muita coisa que passei.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O QUE VOU FAZER POR AQUI???


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS